Filho de um agricultor e uma capoeira. Hedílio de Araújo Cortez saiu de sua cidade, Rio das Flores, ainda cedo com 17 anos para estudar e foi morar no Rio de Janeiro sem conhecer nada do local.
Começou dando aulas para crianças pequenas e, estudando muito, consegui entrar para a faculdade de medicina. Estudou até o segundo ano, mas não conseguiu concluir por falta de recursos. Foi trabalhar durante o dia com remédios, transportando sacos nas costas para carregar caminhões, e à noite começou a cursar faculdade de farmácia. Formou-se em Farmácia na Universidade Federal Fluminense e teve a oportunidade de vir para Três Rios para fundar um laboratório. Juntamente com os Drs. Correia e Najar deram início ao antigo laboratório Darrow. Trabalhou na área até o dia que viu que sua área era outra.
Assim já casado e com dois filhos começou a cursar medicina. Paralelo a isso, foi eleito diretor do Colégio Cenecista Walter Francklin, quando o colégio ainda era situado no prédio do atual Colégio Estadual Condessa do Rio Novo. Assim realizou reunião com os pais dos alunos para propor a compra de um novo terreno para a escola, no qual ela está situada atualmente. Através de mutirões aos sábados e domingos começaram a construir o prédio que no início possuía pouquíssimas salas e não havia mobília. Na época o colégio atendia mais de 700 alunos.
Oito anos depois, Hedílio se formava em Medicina em Vassouras, nessa época o colégio já possuía aproximadamente 3.500 alunos. Reuniu-se então com os pais e alunos do colégio para se despedir e seguir sua nova caminhada, a de médico. Trabalhou durante 14 anos, dentro de sua área, na Companhia Industrial Santa Matilde. Depois começou então a trabalhar na Clínica Walter Francklin. Trabalha há muito tempo nesta instituição e vendo a situação em que ela se encontrava com 100% dos atendimentos ao SUS e sem tratamento e reconhecimento adequado, resolveu arriscar. Virou uma pessoa politizada, se candidatou a vereador e foi o segundo mais votado no pleito de 2008 com 1.281 votos.
Hoje Hedílio é o vereador mais atuante no legislativo municipal. Participa de inúmeras lutas como a implantação de cancelas nas passagens de nível situadas na cidade e a vinda do rabecão para amenizar o sofrimento da população. Transformou a “cara” da Clínica Walter Francklin e está a serviço da população trirriense.
Um verdadeiro “Missionário da Saúde”!